Instituto Pensar - Gilmar Mendes ironiza André Mendonça: ?Parece ter vindo de Marte?

Gilmar Mendes ironiza André Mendonça: ?Parece ter vindo de Marte?

por: Eduardo Pinheiro


Ministro Gilmar Mendes durante sessão da 2ª turma do STF. Foto: Reprodução

Durante sessão sobre a reabertura de igrejas e templos em meio ao pior momento da pandemia de Covid-19, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes criticou duramente o advogado-geral da União, André Mendonça. Segundo o magistrado, Mendonça parece ter "vindo de Marte? para o tribunal, ironizando o desconhecimento do ex-ministro da Justiça em relação a situação do Brasil.

Único a votar até o momento, o relator, ministro Gilmar Mendes, se manifestou contrário à liberação das atividades religiosas coletivas e presenciais. A análise da questão deverá ser retomada nesta quinta-feira (8).

"Quando a sua Excelência fala dos problemas dos transportes no Brasil, especialmente do transporte coletivo, e fala do problema do transporte aéreo, com a acumulação de pessoas, eu poderia ter entendido que sua Excelência teria vindo agora para a tribuna do Supremo de uma viagem a Marte, descolado de qualquer responsabilidade institucional, com qualquer assunto no Brasil.?
Gilmar Mendes

O ministro ainda criticou a omissão de Mendonça durante sua atuação como ministro da Justiça, momento em que tinha "responsabilidades institucionais, inclusive, de propor medidas?.  "À União cabe legislar sobre diretrizes da política nacional de transportes. Parece que está havendo um certo delírio neste contexto geral. é preciso que cada um de nós assuma a sua responsabilidade. Isso tem que ficar bem claro, não tentemos enganar ninguém?, completou.

O chefe da AGU citou a lotação nos transportes públicos como uma "justificativa? para a realização das reuniões religiosas durante a pandemia. "Como estão nossos ônibus, nossos trens, nosso transporte aéreo? Nossas secretárias do lar continuam a passar duas horas nos ônibus, trens e metrôs superlotados para estarem nos servindo em nossos lares?, explicou.

Ainda em sua justificativa, Mendonça usou passagens bíblicas e afirmou que "os religiosos não estão matando pela sua fé, mas estão dispostos a morrer por ela?. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou em seu canal no Telegram o momento em que o AGU defende a abertura das igrejas.

Fiel escudeiro de Bolsonaro, Mendonça é um dos cotados para a vaga do ministro Marco Aurélio no STF. O magistrado vai se aposentar no dia 5 de julho.

Entenda

No último sábado (3), o ministro Kassio Nunes Marques, primeiro escolhido por Bolsonaro para o STF, autorizou celebrações religiosas com a presença de fiéis mesmo após governadores e prefeitos determinarem o fechamento de templos após o sistema de saúde entrar em colapso no pior momento da pandemia.

Na decisão, Nunes usa argumentos divulgados por bolsonaristas e diz que "diversas atividades também essenciais, tais como o serviço de transporte coletivo, vêm sendo desenvolvidas ainda que em contexto pandêmico, demandando para tanto um protocolo sanitário mínimo que, com as devidas considerações, poderia ser também adotado no presente caso? e decide: "por isso mesmo, a partir da constatação dessa realidade, não vejo como se possa simplesmente vedar a abertura dos templos e igrejas.?

Com informações da Revista Fórum



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: